Carine Corrêa
Onze reais mensais. É este o valor que uma moradora do Parque Universitário diz pagar pela iluminação pública. Ela denuncia que na Rua 20 com a Avenida 54 muitas luminárias estão queimadas, deixando toda a região no escuro.
“Já reclamamos diversas vezes na Ouvidoria da prefeitura. Nos atendem muito bem, mas não resolvem o problema. Estamos pagando e há mais de 15 dias é essa a situação nesse trecho do bairro”, fala a mulher, que não quis se identificar.
Outra queixa é do leitor José Mario, morador do Vila Martins. Ele encaminhou uma foto à redação mostrando a escuridão no bairro. O trecho escuro vai da Avenida M-15, a partir da esquina da Rua M-4, até a Rua M-2”. Também reclamaram sobre a falta de iluminação na Rua 3 entre as avenidas 36 e 40, nos fundos da escola Chanceler Raul Fernandes.
>>> Munícipes denunciam pontos sem iluminação em bairros
Por sua vez, a Prefeitura de Rio Claro afirma que os serviços de manutenção tiverem início há dez dias e estão sendo feitos interruptamente, inclusive nos fins de semana, para normalizar a situação da iluminação pública.
“Toda a cidade está sendo atendida e a previsão é de que essa etapa dos trabalhos seja concluída no mês que vem, quando mais de duas mil lâmpadas deverão ter sido trocadas. Além de ruas e avenidas, as praças públicas do município também estão recebendo manutenção no sistema de iluminação. Até o final da tarde de terça-feira (9), 13 praças já haviam recebido as melhorias. O trabalho também já foi iniciado na praça da Bela Vista, em frente à Unesp. Para viabilizar esse trabalho, o município criou a contribuição de iluminação pública e contratou uma empresa (a Selt Engenharia), uma vez que a manutenção do sistema, que era feito pela Elektro, passou a ser de responsabilidade da prefeitura devido a uma decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A população pode fazer solicitações de serviços na Ouvidoria do Município, pelo telefone 3526-7145. Todos os pedidos são encaminhados à Selt. A prefeitura faz a fiscalização dos serviço”, justificou em nota.