A cada 15 dias, praticamente, moradores da Vila Paulista enfrentam o mesmo problema: caminhões de grande porte rompendo a fiação de energia, telefone e internet ao transitarem pelo bairro. Devido à altura, eles atingem a rede e provocam transtornos no dia a dia da comunidade.
Nessa quarta-feira (26), a situação não foi diferente. Um treminhão, ao passar pela Rua 4-A com Avenida P-25, danificou os cabos de internet. O rompimento deixou os usuários por, aproximadamente, cinco horas sem conexão. Além da questão material e do comprometimento dos serviços, há riscos para motoristas e pedestres. “Os cabos rompidos ficam suspensos na calçada ou via pública. Eu, inclusive, já tive o carro riscado por eles e quase bati contra a poste ao tentar desviar”, explica um morador.
Segundo relata, esses veículos, normalmente, utilizam o bairro para acessar a Rodovia Constante Peruchi sentido Santa Gertrudes, ao invés da Washington Luís. De acordo com o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, o trânsito de caminhões, carretas e articulados com ou sem carga, que sejam usados para transporte de artigos perigosos ou que se destinem ou saiam do Distrito Industrial, fica proibido, sendo obrigatório que esses utilizem as Rodovias SP-310/Washington Luís ou a SP-191/Wilson Finardi ou Avenida Brasil, assim como veículos que transportam cana ou objetos particulares.