Divulgação 

O programa é mantido pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com as prefeituras envolvidas (Foto: Ligia Jardim)
O programa é mantido pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com as prefeituras envolvidas (Foto: Ligia Jardim)

 

Rio Claro passa a integrar a partir deste mês o calendário de atividades do Circuito Cultural Paulista e abre a temporada de atividades no dia 21 de março às 15 horas. A atividade de abertura será o espetáculo teatral “As Estrelas cadentes do meu Céu são feitas de Bombas do Inimigo” da Cia Provisório Definitivo, que será encenado no teatro do Centro Cultural “Roberto Palmari”. A entrada é gratuita.

Após cadastro na Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e uma série de diálogos com a direção da Associação Paulista dos Amigos da Arte, Rio Claro receberá ao longo do ano eventos gratuitos de teatro, música, dança e circo.

“Certamente a população está ganhando com essa parceria, já que Rio Claro terá a cada mês espetáculos de muita qualidade técnica e de referência nacional nas diversas linguagens artísticas”, destaca Renê Mainardi, diretor municipal de eventos, acrescentando que as atividades serão gratuitas e permitirão acesso à arte e à cultura a toda população.

Com duas indicações ao Prêmio Shell 2013, nas categorias melhor direção (Nelson Baskerville) e melhor Iluminação (Aline Santini e Nelson Baskerville), o espetáculo “As Estrelas cadentes do meu Céu são feitas de Bombas do Inimigo” é inspirado em relatos de guerra, contidos nos livros Diários de Guerra – Vozes Roubadas, de Zlata Filipovic e Melanie Challenger, e Diário de Anne Frank. Sem obedecer a uma narrativa linear e cronológica, a peça utiliza trechos de 12 diários escritos por crianças e jovens durante conflitos de guerra. A narrativa fragmentada retrata passagens ocorridas desde a Primeira Guerra Mundial até a mais recente invasão do Iraque, passando pelo Vietnã, pela Intifada palestina e por vários momentos da Segunda Guerra Mundial.

“Com o empenho da Secretaria de Cultura ingressamos no Circuito Cultural Paulista, que vai nos permitir ampliar as atividades culturais gratuitas para nossa população, assim como adentrarmos no programa de circulação dos espetáculos do Programa de Ação Cultural (Proac)”, afirma o secretário de Cultura, Sérgio Desiderá. “Além do Circuito Cultural Paulista, o município também está cadastrado no Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo (Siseb), o que permite a ampliação do acervo das bibliotecas do município, bem como o acesso a assinaturas de revistas e jornais”, acrescenta Desiderá sobre a parceria com o governo estadual.

O programa Circuito Cultural Paulista é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Prefeitura de Rio Claro, com execução da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA). Mais informações sobre os espetáculos apresentados pelo programa no município podem ser obtidas pelo telefone (19) 3522-8000.

 

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.