Na última sexta-feira (11), a prefeitura de Rio Claro anunciou a chegada de 2.370 doses da vacina contra a Covid-19 fabricada pela Pfizer ao município, o que aumentou em três o número de imunizantes existentes na cidade contra o novo coronavírus.

Mas é importante deixar claro para a população que não é possível escolher qual o imunizante será recebido na hora da aplicação da dose. Questionada sobre como é feita a separação dos imunizantes, a Secretaria Municipal da Saúde explicou claramente que apenas as gestantes e puérperas estão recebendo doses exclusivas da CoronaVac, conforme determinação do Ministério da Saúde.

“A vacina da Pfizer é mais uma que está sendo utilizada na campanha de vacinação contra a Covid no município, o que contribui para que mais pessoas sejam vacinadas. Na vacinação contra Covid não é possível atender prescrições ou encaminhamentos que elegem o tipo de vacina a ser utilizado. As três vacinas utilizadas no município são comprovadamente seguras e eficazes no combate à Covid. O único grupo com especificação de vacinas é o de gestantes e puérperas, que são vacinadas exclusivamente com CoronaVac. Entre as demais pessoas que pertencem ao público-alvo da vacinação, a vacina a ser aplicada é a que estiver disponível no posto de vacinação”, diz a nota encaminhada à reportagem do JC pela prefeitura.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia: