Com o alerta de temporais previstos para essa semana, e com o mês de janeiro considerado um dos mais chuvosos dos últimos anos, o solo encharcado causa preocupação com a possibilidade da queda de árvores. Durantes chuvas intensas, vários fatores podem afetar a rede elétrica. Por isso, a Neoenergia Elektro recomenda aos seus clientes a adoção de medidas preventivas quando estiver chovendo, reduzindo os riscos provocados pelas condições climáticas. Entre as orientações, a concessionária reforça a importância de se manter distante da rede elétrica e jamais encostar em um fio caído.
“As fortes chuvas podem derrubar árvores sobre a rede elétrica, provocando o rompimento de cabos. É preciso se afastar do local e acionar a distribuidora de energia imediatamente”, orienta Guilherme Mafra, gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Elektro.
O gerente também recomenda que os moradores não utilizem nenhum objeto, como por exemplo madeira ou haste metálica, para afastar o fio partido, devido ao risco de choque elétrico.
“A eletricidade quando utilizada de forma indevida, pode causar danos irreversíveis e até a morte. Mesmo que falte luz nas casas próximas, não significa que o cabo caído esteja desenergizado. A orientação é contatar imediatamente a concessionária”, comenta.
Outro ponto de atenção é sobre a queda de cabos energizados sobre veículos. A orientação é que ninguém chegue próximo a um carro que esteja envolvido em cabos de alta ou baixa tensão. As vítimas devem permanecer no veículo e aguardar o resgate do Samu e do Corpo de Bombeiros.