A Polícia Militar de Rio Claro atendeu à 26ª ocorrência de homicídio em 2023 na cidade, envolvendo David William Pinheiro Rodrigues, de 34 anos, que foi executado com cinco disparos às 22h35 no último dia 24 de dezembro, na Avenida 14, Jardim Maria Cristina. O autor dos disparos, já identificado, fugiu para um matagal e permanece foragido até a manhã desta terça-feira (26).
A vítima estava no bairro Jardim Maria Cristina, onde, aparentemente, ocorria uma “arruaça” envolvendo condutores de motocicletas com alto ruído de motor. David teria tido uma conversa “amistosa” com um dos condutores no local. Posteriormente, a família, composta pela esposa e uma filha de 2 anos, entrou em um Peugeot 206 branco e dirigiu-se à residência da tia de David no bairro Terra Nova, região sul de Rio Claro.
No local, um motorista, aparentando ter 20 anos, passou com um GM Astra branco, encostando à calçada onde estava a filha de David. A vítima não teria gostado da situação, então seguiu com o seu carro atrás do GM Astra. Ao retornar, informou à esposa que não conseguiu alcançar o motorista. Durante o trajeto de volta para o Jardim Maria Cristina, a esposa ouviu disparos e, ao chegar ao destino, constatou que seu companheiro havia sido executado.
O autor, motorista do GM Astra, disparou mais de 10 tiros, sendo seguidos por mais um tiro. Após os disparos, o criminoso fugiu do local. Na apreensão, foram encontrados um aparelho celular, oito cápsulas e dois projéteis. A ocorrência foi registrada à 00h35, início da madrugada de 25 de dezembro, na delegacia, no plantão policial.
Além desse incidente, no dia 22 de dezembro, um mototáxi foi alvo de roubo na Avenida Saburo Akamine, Jardim São Paulo. Dois assaltantes armados abordaram o condutor de 43 anos, levando sua motocicleta Honda CB Twister CBS prata, documentos pessoais, celular e R$ 45,00. A motocicleta foi posteriormente recuperada no mesmo dia.
Outras ocorrências incluem a captura de um indivíduo procurado na Rua 7, bairro Santa Cruz, no dia 22 de dezembro, e outra captura de um procurado, ocorrida na Rua 5, Jardim Araucária, em 25 de dezembro. Ambos os detidos possuíam mandados de prisão na 1ª Vara da Família e Sucessões no Fórum de Rio Claro.
Adicionalmente, um roubo ocorreu na Rua 1-A, Jardim Primavera, próximo ao parque do Lago Azul, em 22 de dezembro, envolvendo uma mulher de 59 anos. Ela resistiu ao roubo de seu Honda City, mas teve sua bolsa, contendo dinheiro e joias, levada pelos dois assaltantes armados.
Por fim, um furto foi registrado em um escritório de corretora de seguros na Rua 8, Alto do Santana, na madrugada de 22 de dezembro. O escritório foi invadido, e foram levados um purificador de água, bebedouro, impressora, dois computadores, monitor de vídeo e uma caixa de som, sem sistema de câmeras no local.