Lucas Calore
Moradores do condomínio residencial Jacarandá, no Jardim Araucária, entregue pela Prefeitura de Rio Claro em 2013, voltaram a ter problemas no local. Desde outubro do ano passado que os centenas de residentes estão sem receber correspondências.
Problemas
De acordo com a síndica Aline G. Marinho, os moradores estão tendo que gastar com passagem de ônibus para ir até o bairro Santana, na agência dos Correios, para buscar. Muitos deles, de famílias carentes, vão a pé.
“Todas as contas são pagas com atraso, inclusive o pagamento do próprio condomínio. Ficam jogando de um lado para outro e não resolvem”, diz. São pelo menos dois endereços e três CEPs diferentes que confundem a todos.
Desde fevereiro de 2015 que contas diferentes vinham em endereços diversos, mas há alguns meses que os Correios acabaram bloqueando a entrega das cartas, prejudicando os moradores.
A síndica diz que a Caixa Econômica Federal transferiu o problema para a prefeitura. Esta delegou a solução para a Secretaria de Habitação.
Resolução
A Caixa informou ao JC que o cadastramento de endereços e CEPs dos empreendimentos junto aos Correios não são de sua responsabilidade e que reforçará junto ao Poder Público que sejam tomadas as providências necessárias.
Os Correios afirmaram que estão apurando as informações e, assim que o levantamento for concluído, será enviada uma posição. Já a Prefeitura de Rio Claro afirmou que está adotando procedimentos para solucionar o problema.