Município
Rio Claro terá mobilização no Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, que será celebrado no próximo dia 28, uma sexta-feira.
O Jardim Público receberá várias ações organizadas pela Fundação Municipal de Saúde. Distribuição de folders, prática de Lian Gong, aferição de pressão arterial e atividades de educação em saúde fazem parte da programação, prevista para acontecer das 8 às 16 horas.
Ligado à Fundação de Saúde, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) registrou em Rio Claro no ano passado 3.202 acidentes de trabalho, dos quais 138 graves e oito fatais. As principais causas foram quedas de altura, acidentes com máquinas e equipamentos e acidentes de trajeto.
Em Rio Claro toda a unidade de saúde que atende um trabalhador acidentado é obrigada a emitir ao Cerest o Relatório de Atendimento ao Acidentado do Trabalho. O Cerest dá informações e faz orientações sobre esse e outros assuntos na Avenida 9, 204, Centro. O telefone é 3525-2080 e o e-mail, [email protected].
O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho surgiu no Canadá em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em 1969.