Ednéia Silva
Em apenas quatro dias, três incêndios foram registrados na Feena (Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade). Os dois primeiros casos ocorreram na quarta-feira e quinta-feira da semana passada, quando as chamas consumiram mais de 15 hectares de mata. O terceiro incêndio aconteceu na noite de sábado (13) nas imediações do bairro Bela Vista.
Segundo o diretor da Defesa Civil de Rio Claro, Danilo de Almeida Kuroishi, o fogo destruiu cerca de 1.000 metros quadrados de vegetação. A ocorrência foi atendida pela brigada da entidade com a ajuda de populares. O incêndio começou por volta das 18h50 e foi controlado por volta das 20h.
O diretor informa que antes disso um princípio de incêndio também foi registrado na divisa da floresta com o bairro São Miguel. Kuroishi informa que as causas do incêndio ainda são desconhecidas, mas como aconteceu na divisa com o bairro fica a suspeita de que tenha sido originado de queimada.
Ele reforça a recomendação para que a população evite atear fogo ao mato nesse período de seca. O fogo pode se alastrar rapidamente e causar uma tragédia de grandes proporções. Os munícipes também podem denunciar às autoridades as queimadas irregulares. A Defesa Civil pode ser contatada pelo telefone 199.
Rio Claro registrou altas temperaturas nessa segunda-feira (15), quando a máxima atingiu 34,8ºC às 12h54, segundo medição feita pela Defesa Civil. O índice de umidade relativa do ar baixou a 24%, com média de 22%, considerado estado de atenção pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A entidade considera como ideal para o organismo umidade acima dos 60%.
Segundo o diretor, uma frente fria está vindo do Sul para o Sudeste e pode trazer chuva para a região nesta terça-feira (16). A dica para combater os efeitos do tempo seco é consumir bastante líquido, principalmente água, para hidratar o corpo.