Cientistas de RC são listados entre os mais influentes do mundo

Imagem ilustrativa

Rio Claro tem um, ou melhor, nove grandes motivos de orgulho. Isso porque levantamentos especializados sobre os maiores cientistas do mundo trazem o nome de nove pesquisadores ligados ao município de alguma forma.

Dois rankings distintos, um feito pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e outro pela Clarivate Analytics, consultoria britânica, colocaram docentes da Unesp de Rio Claro e uma rio-clarense da Faculdade Anhanguera entre os mais influentes cientistas.

Enquanto a Clarivate Analytics aponta um total de 6.167 pesquisadores em sua listagem, o artigo dos pesquisadores da universidade norte-americana supera os 100 mil nomes. Além disso, as duas publicações têm metodologias diferentes para ranquear os pesquisadores.

A relação divulgada pela Clarivate Analytics destaca o pesquisador Mauro Galetti, do Departamento de Biodiversidade do Instituto de Biociências do câmpus de Rio Claro, como único representante da Unesp.

Além de Galetti, outros sete nomes ligados à Unesp de RC aparecem no ranking de Stanford entre os 100 mil nomes citados, assim como a rio-clarense Maria Cristina Marcucci Ribeiro, que representava a Anhanguera e, agora, é professora colaboradora da Unesp de São José dos Campos, onde continuará com suas pesquisas.

A pesquisadora, que atua na área de controle de qualidade de produtos naturais das abelhas, como por exemplo a própolis, falou com a reportagem sobre a conquista.

“Me sinto uma heroína. Pesquisei ao longo dos anos em uma universidade particular, onde é mais difícil o trabalho, temos poucos recursos. Na pública as condições de pesquisa são melhores, há mais incentivo. Me considero uma heroína pois na particular tinha poucas chances de dar certo”, comenta a professora doutora.

Maria Cristina Marcucci Ribeiro, além de estar entre os 600 brasileiros nos rankings, é a única mulher entre 13 nomes citados das faculdades particulares do Brasil. A pesquisadora descreve como “sensação prazerosa” o reconhecimento vindo de onde não imaginava: “Sinto a carreira reconhecida, dá credibilidade ao que fazemos. Fiquei em estado de graça. Sou apaixonada pela pesquisa, sempre fui e sempre serei. Vejo que minha vida acadêmica deu certo. Briguei muito, em função da paixão, para chegar aqui, e essa paixão que vai seguir me motivando. Sinto que estou honrando Rio Claro com isso e que a minha paixão pela pesquisa venceu”.

Nomes

Além de Mauro Galetti e Maria Cristina Marcucci Ribeiro, sete docentes da Unesp de RC foram citados, confira todos na tabela abaixo:

NOMEUNIVERSIDADE
Mauro GalettiIB – Unesp Rio Claro
Mario Sergio PalmaCEIS – Unesp Rio Claro
Célio Fernando Baptista HaddadIB – Unesp Rio Claro
Leonor Patricia Cerdeira MorellatoIB – Unesp Rio Claro
Milton Cezar RibeiroIB – Unesp Rio Claro
Mario Luis AssineIGCE – Unesp Rio Claro
Lilian CasattiIbilce – Unesp Rio Claro
Daniel Marcos BonottoIGCE – Unesp Rio Claro
Maria Cristina Marcucci RibeiroFaculdade Anhanguera
Redação JC: