A pequena Melissa Vitória Francisco Pavanelli, de apenas sete anos, é uma gigante. Com atraso cognitivo, problemas de coordenação motora e sem poder andar, a sua força é exemplo para quem a conhece.

No último dia 23, mais um momento marcante e de superação na sua vida. Ela recebeu um parapódium – tipo de cadeira de rodas que a auxiliará na manutenção da postura em pé – dos integrantes da Empresa Júnior do Colégio Puríssimo.

Para a aluna Júlia Sartori Dias, presidente da Empresa Jr., o trabalho foi complexo e exigiu atenção em cada detalhe. “O processo teve a participação essencial e empenho de cada integrante. O resultado foi de imensa gratidão”, explica.

De acordo com o professor responsável pelo Espaço Maker da Empresa Jr., Filippi Ongarelli, o projeto surgiu da ideia central de desenvolver algo em prol da comunidade.

“Buscamos usar a nossa tecnologia disponível, estudos e técnicas para aplicar todo esse conhecimento na prática e fazer a diferença na vida de alguém”, destaca Ongarelli.

Para chegar a esse resultado, a criação de uma cadeira de rodas para uma cachorra sem os membros traseiros serviu de projeto-piloto aos estudantes. “Foi a partir do projeto da cachorrinha Mel que buscamos entender e estudar a conexão de tubos de alumínio para construirmos o parapódium”, conta.

Segundo a mãe de Melissa, Eluana Pavanelli, o equipamento fará toda a diferença. “Ele permitirá que ela tenha maior socialização, que ela veja as outras crianças na mesma altura e se sinta incluída, sem contar os benefícios ortostáticos que irão melhorar o quadro clínico geral”, conclui.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia: