Com cinco lançamentos de caros elétricos neste ano no Brasil – dois hatches, dois sedãs e um SUV – a Zeepo Motors, fundada em 2022, vem investindo alto no país. A marca brasileira, representada pelo diretor de produtos Fábio Guasti e com sede em Guarulhos (SP), também disponibiliza veículos como empilhadeiras e tratores elétricos, além de placas solares. No pós-venda, a empresa oferece uma garantia de oito anos para a bateria dos veículos e um sistema 4×1 para reposição de peças.
Para divulgar seus produtos, a Zeepo participou do AMPPESP Fomenta 2024, o maior evento do Brasil voltado a municípios de pequeno porte, ocorrido na última semana em Águas de São Pedro (SP). Durante a feira, foram exibidos dois modelos: o sedã “Zeepo GSE”e o hatch subcompacto “I-Zeepo”.
O hatch possui 3,72 m de comprimento, motor 48 cv e 14 kgfm de torque, autonomia de 320 km, velocidade máxima de 120 km/h, airbag duplo, monitoramento dos pneus, controle de tração, ar-condicionado, vidros elétricos, ABS e EBD, direção elétrica, entre outras tecnologias.
O sedã GSE, com autonomia de 500 km, traz faróis de LED com gancho prateado e alcance de 130 metros, chave inteligente com funções práticas, maçanetas elétricas ocultas, 24 sensores distribuídos pelo veículo, pneus Michelin Haoyue 4 Mute e suspensão independente nas quatro rodas. Seu assento elétrico oferece oito posições de ajuste e três modos de condução: econômico, padrão e de movimento.
No interior, o GSE se destaca pelo amplo espaço e pela tecnologia: conta com uma tela dupla em HD, um cockpit inteligente e confortável, além de um sistema de gerenciamento térmico avançado — o primeiro do Brasil a usar calor residual para otimizar o consumo de energia em veículos elétricos, ampliando a autonomia em até 30%.
Fábio acredita que as cidades brasileiras estão prontas para adotar veículos elétricos: “Nosso carro usa uma tomada de 3 pinos comuns, como a de um fogão, para recarga. Além disso, a Zeepo é a única empresa no Brasil que fornece painéis solares junto com o carro, promovendo energia limpa e sustentável”, afirma. Ele acrescenta: “Quem adota o carro elétrico dificilmente volta para a combustão”. A Zeepo também está implementando uma rede de carregadores dedicados para pequenos municípios, facilitando a movimentação dos motoristas. Em rodovias, grandes redes de postos já oferecem carregadores rápidos, permitindo uma recarga de 80% da bateria em aproximadamente 30 minutos. Uma recarga completa em casa leva cerca de cinco horas, com um custo de R$ 0,07 por milha. Seu objetivo é conquistar o mercado, combinando alta tecnologia com preços mais baixos.