Abaixo-assinado reivindica espaço para projeto de ginástica rítmica em Rio Claro

A Ginástica Rítmica é uma modalidade esportiva que combina exercícios ginásticos com o manejo de aparelhos como corda, arco, bola, fita e maças

Para o ano de 2025, as parcerias com o SESI foram encerradas, e a Unesp não poderá mais ceder seu espaço devido ao uso para atividades próprias de extensão

Um projeto de Ginástica Rítmica iniciado em 2017 sob a coordenação da professora concursada Sarah Nogueira, da Secretaria de Esportes de Rio Claro, enfrenta desafios para sua continuidade em 2025. Em 2024, o programa atendeu cerca de 150 crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, distribuídos em 11 turmas sob a responsabilidade da professora Sarah, com aulas realizadas em locais como o CEU Mãe Preta, Unesp e SESI.

Contudo, para o ano de 2025, as parcerias com o SESI foram encerradas, e a Unesp não poderá mais ceder seu espaço devido ao uso para atividades próprias de extensão. Essa situação deixa o projeto sem local adequado para suas atividades, comprometendo a continuidade das aulas e o atendimento à crescente demanda, que já conta com uma lista de espera de aproximadamente 80 interessados.

Diante desse cenário, foi iniciado um abaixo-assinado para solicitar à Secretaria Municipal de Esportes a disponibilização de espaço e materiais próprios para o desenvolvimento da Ginástica Rítmica em Rio Claro. Já são mais de 1.666 assinaturas até agora, com a meta de alcançar 2.500. Você pode fazer parte desta campanha clicando aqui e assinando o documento on-line.

A iniciativa visa garantir a manutenção e expansão do projeto, que oferece aulas gratuitas e proporciona benefícios como melhoria na coordenação motora, flexibilidade, força, agilidade, ritmo, criatividade e respeito entre os participantes.

De acordo com a professora, a mobilização da comunidade é fundamental para sensibilizar as autoridades sobre a importância do projeto e assegurar que ele continue a atender e beneficiar os jovens de Rio Claro. A reportagem do JC contatou a Secretaria Municipal de Esportes, que se manifestou.

“Duas opções de local estão sendo sugeridas pela Secretaria Municipal de Esportes. O objetivo é viabilizar alternativas que atendam às necessidades do projeto e sejam viáveis ao poder público municipal, que trabalha para que a situação seja resolvida o mais rápido possível”, comunicou.

A Ginástica Rítmica é uma modalidade esportiva que combina exercícios ginásticos com o manejo de aparelhos como corda, arco, bola, fita e maças, de forma harmoniosa e artística. O projeto tem como objetivo oferecer essas aulas para crianças e adolescentes de forma gratuita, proporcionando todos os benefícios do esporte e da socialização.

Redação JC: