Lucas Calore
O temporal acompanhado de granizo dessa quarta-feira (1º) não fez apenas estragos em residências e veículos, mas também em abrigos de idosos do município de Rio Claro.
Hospedaria de Emaús
Na Emaús, na região do Alto do Santana, os transtornos começaram nos apartamentos dos internos da terceira idade. São 84 idosos que moram no local e vários quartos foram tomados por grandes goteiras que se iniciaram com o rompimento parcial do telhado.
Alguns dos moradores tiveram que ser retirados às pressas do lugar. A capela interna também foi atingida, além do salão onde é realizado o bazar que gera renda para a entidade. Por lá, o estrago foi ainda maior e todo o teto ficou esburacado.
A Defesa Civil e a Guarda Civil Municipal estiveram no lar para verificar a situação e uma lona foi doada para resolver o problema momentaneamente. Miriele Oliveira, assistente social, conta com a colaboração da população para realizar o conserto do telhado com urgência. Serão necessárias pelo menos 1.500 novas telhas.
Lar Bethel
Neste abrigo, as idosas internadas tiveram que ser alojadas no refeitório e no pavilhão construído recentemente. Todo o restante da estrutura foi comprometido e o local terá que passar por grandes reformas.
Materiais de limpeza, luvas descartáveis, fraldas geriátricas, telhas sanduíche, madeiramento e materiais de construção em geral são necessários para a reforma, e a entidade também conta com a colaboração da comunidade.
Escolas
A Prefeitura informou que 11 escolas municipais ficaram danificadas com a tempestade. Em razão desses incômodos, os pais de alunos foram orientados a deixar seus filhos em casa. Nenhuma escola ou creche, porém, deixou de funcionar. Funcionários realizaram vistorias nos prédios logo pela manhã.