Divulgação
As regiões do Jardim Nova Rio Claro, Jardim São Paulo e Jardim Maria Cristina recebem nesta quarta-feira (12) ações preventivas contra dengue. O trabalho executado pela Fundação de Saúde visa a eliminar criadouros e orientar a população sobre os riscos da doença. No Jardim Maria Cristina haverá nebulização, dando continuidade às ações no bairro, que recebeu na terça-feira (11) o serviço casa a casa.
Nesta quarta-feira (12) os agentes estarão no Jardim Nova Rio Claro e Jardim São Paulo em trabalho realizado nas residências para eliminar criadouros do mosquito transmissor da dengue.
A população deve colaborar com as ações da prefeitura. As recomendações são: manter a caixa d’água fechada com tampa adequada, remover folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr; não deixar água acumulada na calha, manter bem tampados tonéis e barris de água, guardar garrafas com a boca para baixo e recolher os pneus no serviço de recicláveis ou guardá-los secos em local coberto.
>>> Fase 3 de testes da vacina contra dengue deve iniciar em setembro
Denúncias sobre locais com lixo amontoado e possíveis focos de mosquito da dengue podem ser feitas no Serviço 156 da Prefeitura Municipal. Existe lei que pune com multa quem tiver criadouro do Aedes aegypti dentro de casa. A infração é baseada na Lei 4.279 de 8 de dezembro de 2011 e no Decreto-lei 9.992 de 30 de dezembro de 2013.
A bióloga e coordenadora de combate à dengue da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro, Kátia Curado Nolasco, comenta que as mudanças de calor para chuva e inverno menos rigoroso estão exigindo alerta para que não haja a proliferação do mosquito transmissor da doença.
“Grande parte dos criadouros é encontrada nas residências e esse percentual chega aos 80%, o que significa que a população deve redobrar os cuidados e agir de forma enérgica para eliminar os focos possíveis de larvas, como lixo, recipientes ou qualquer local que possa acumular água”, orienta.