Aeroclube faz 86 anos e celebra data com esquadrilha da fumaça

Apresentação está marcada para acontecer às 16h. Foto: Esquadrilha da Fumaça

Evento acontece das 8h às 17h30, segundo administração do Aeroclube de Rio Claro

O Aeroclube de Rio Claro celebra neste domingo (13), 86 anos de fundação e a partir das 8 horas, uma festa para lá de animada promete agitar todos os presentes, diretamente da Avenida Amaral Gurgel e também, claro, de dentro do espaço do Aeroporto Municipal.

O Aeroclube de Rio Claro é considerado pela maioria dos rio-clarenses e moradores de toda região, uma das instituições mais respeitadas, dando oportunidades para muitos pilotos iniciantes começarem suas carreiras e seus aperfeiçoamentos no local.

A apresentação da Esquadrilha da Fumaça atrai famílias inteiras e pessoas de todas as idades

FESTA

A partir das 14 horas, a Avenida Amaral Gurgel será palco de muito samba e alegria para a celebração da data. A música fica por conta de Samba D’Aninha, um fenômeno na cidade e por toda região, Kalu e os Bambas, Pagode Santo Dia e DJ Murilo Fratucello.

Uma das atrações mais aguardada é a apresentação da Esquadrilha da Fumaça da, da Academia da Força Aérea Brasileira, marcada para acontecer por volta das 16h, segundo agenda oficial do site da FAB.

Samba d’Aninha se apresenta em Rio Claro neste fim de semana. Foto: Cássia Marques

ÁREA KIDS

A festa também terá área de alimentação para os presentes, com diversas opções para toda família poder aproveitar bons momentos e também espaço kids para a criança curtir ao máximo o aniversário de 86 anos do Aeroclube de Rio Claro!

A ESQUADRILHA

A primeira apresentação em Rio Claro ocorreu em 1981, com os T-25 Universal, aviões que fizeram parte do retorno da Esquadrilha da Fumaça, que havia passado por um hiato em sua história. A equipe de acrobacia da FAB retorna para celebrar os 198 anos da cidade e 86 anos de atividades do aeroclube.

Em 2025 o Esquadrão de Demonstração Aérea – nome oficial da Esquadrilha da Fumaça -, está completando 10 anos de demonstrações com os A-29 Super Tucano, avião de ataque leve utilizado pela Força Aérea para a defesa das fronteiras do Brasil.

“Em maio a Esquadrilha da Fumaça completa 73 anos de história, utilizamos alguns aviões ao longo desse período, começamos com os T-6 Texan, depois Fouga Magister, T-25 Universal, T-27 Tucano que ficou por 30 anos realizando apresentações com a gente e, estamos completando 10 anos com os A-29 Super Tucano. Tanto Arthur Noguiera quanto Rio Claro já receberam a Fumaça em diferentes épocas e, de certa forma, fazem parte da nossa história. Retornar a esses lugares representando a Fumaça e a Força Aérea Brasileira é sempre um privilégio”, afirma o Capitão Aviador João Bernardo Costa Neves, um dos pilotos da Esquadrilha.

Laura Tesseti: