Piracicaba e Limeira fazem campanha pelo uso racional
As dificuldades em manter o abastecimento de água à população, que em Rio Claro levaram à implantação de rodízio para os bairros atendidos pela ETA 1 e multa para os cidadãos flagrados desperdiçando água, também atingem as cidades da região.
Em Piracicaba, a assessoria de comunicação da prefeitura informa que “neste período de estiagem, com diminuição da vazão dos rios, há um aumento no tempo de tratamento da água com a mesma qualidade de sempre, além do consequente aumento no consumo de água pela população devido às temperaturas mais elevadas nos últimos dias. Esses fatores ocasionam uma recuperação mais lenta dos reservatórios e alguns pontos da rede de abastecimento, principalmente os mais distantes, podem enfrentar instabilidades no fornecimento de água”.
Em Limeira, a prefeitura declarou situação de emergência hídrica através de decreto municipal que permite estabelecer restrições ou rodízios no fornecimento de água, além de fiscalizar o desperdício. Inicialmente, segundo informações da Gazeta de Limeira, a fiscalização terá caráter orientativo, e em caso de recorrência, serão aplicadas as medidas previstas na legislação. O valor da multa pode chegar a R$ 500.