Altas temperaturas podem prejudicar saúde dos pets; cuidados são fundamentais em dias quentes

Os pets sofrem muito com as altas temperaturas e os cuidados são fundamentais para que não sofram.

Muitas pessoas acreditam que passear com o animal é uma boa solução para o calor, mas atenção ao horário, é preciso ter cuidado com a temperatura do solo e muito mais.

A médica veterinária Camila Vitte dá algumas orientações na hora de cuidar dos pets em meio às altas temperaturas que atingem todo o estado.

“É fundamental manter sempre água limpa e fresca à disposição e em abundância. Pode-se adicionar pedras de gelo nos potes de água para mantê-la sempre fresca ao longo do dia. Acomode caminhas e casinha em locais frescos, longe do sol. É muito importante que cães e gatos tenham abrigo que ofereçam conforto térmico, tanto no verão quanto no inverno”, fala a profissional.

ALIMENTAÇÃO

Sobre a alimentação, também é preciso ter cuidado.

“Para animais muito sensíveis ao calor, oferecer a alimentação pela manhã bem cedo e no início da noite pode ser um alternativa para se alimentarem melhor. Pode-se fazer petiscos congelando pedaços de frutas com água para oferecer aos cães ao longo do dia”, fala.

PASSEIOS

Em relação aos passeios, a veterinária diz que é preciso evitar passeios entre 10h e 16h, principalmente em pisos como cimento e asfalto, evitando lesões por queimadura nos coxins dos cães.

CARROS

E, por último, mas não menos importante, Camila Vitte é clara. “Nunca, em hipótese alguma, deixar o cão ou gato esperando no carro com as portas e janelas fechadas, mesmo que por alguns minutos, a temperatura interna do carro pode passar dos 40°C em poucos minutos, dependendo do clima e horário do dia”, finaliza.

Laura Tesseti: