Divulgação
Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. A célebre frase do filósofo Pitágoras nunca foi tão atual. É assim que a Prefeitura de Corumbataí, por meio da Coordenadoria de Coleta Seletiva e a Secretaria de Educação, lançaram uma iniciativa inédita, a campanha “Se é para o bem do meio. Eu tô no meio”.
Alunos da Escola Municipal Maria de Lourdes Pedroso Perin, sob a supervisão da professora Ana Paula Ferreira, propuseram a substituição dos copos descartáveis por canecas individuais.
O projeto contou com a Colaboração da direção da escola e parceria com a Coordenadoria da Coleta Seletiva, sob o gerenciamento da bióloga Lucilene de Aquino. “Viabilizamos patrocínio para a aquisição das canecas. Com isso todos os alunos e funcionários ganharam suas canecas, reduzindo assim em 100% o uso dos copos descartáveis, contribuindo com a redução de resíduos sólidos e a promoção do uso sustentável”, explicou.
A iniciativa faz parte de um pacote de ações lançado pela Prefeitura para conscientização ambiental e promover a ação do cidadão na prática. “É dever do governo promover políticas públicas neste sentido, mas temos que unir todos os esforços. Cada um contribui um pouco e assim construiremos uma sociedade mais consciente e comprometida com a preservação do planeta”, afirmou o prefeito Vicente Rigitano.
Por que trocar copos descartáveis por canecas? A produção de copos descartáveis emite CO2 e outros gases nocivos na atmosfera? Sem contar que cada copinho pode levar mais de 100 anos para se decompor na natureza.