Alunos faturam prêmios com vídeo em evento sobre matemática

Alunos durante trabalho de pesquisa

Estudantes do 4º ano B, da escola Darci Reginatto faturaram dois prêmios em festival de vídeos matemáticos

Vinte e dois alunos que integram o 4º ano B, da Escola Municipal Darci Reginatto, localizada na Santa Cruz, em Rio Claro, faturaram dois prêmios no VIII Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisas em Informática, o GPIMEM, do Departamento de Matemática da Unesp de Rio Claro, em parceria com o programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas. O trabalho é coordenado pelo Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba, da Unesp de Rio Claro e pela Prof. Dra. Carla Denize Ott Felcher, da Federal de Pelotas.

A premiação do festival aconteceu nos dias 30 e 31 e o grupo do quarto ano recebeu medalhas no Júri Técnico no Júri Popular, na categoria Anos Iniciais – Vídeos Interativos.

Jucá Julio Sanches Trindade é o professor da turma e foi responsável pelo desenvolvimento do vídeo feito pelos alunos. O educador participou de um curso oferecido para formação de professores, que serviu como requisito para o desenvolvimento e participação no projeto e celebrou a conquista dos alunos.

Medalhas conquistadas no festival

“A produção audiovisual em sala de aula ultrapassou o Componente Curricular de Matemática, numa perspectiva de Educação Integral, pois envolveu a formação de valores como o respeito no uso de plataformas digitais e conhecimento dos meios de comunicação.

A prática educativa proporcionou um trabalho transdisciplinar, de modo a abordar a produção coletiva de texto para o roteiro, a confecção de painéis para compor o cenário da produção, as gravações, etc.

Deste modo, é possível concluir que é uma atividade contextualizada, inserida numa sequência didática, que tanto dialoga com o mundo contemporâneo, quanto com a realidade de sala de aula de modo bastante significativo”, finalizou.

Laura Tesseti: