Alunos do Garcia Losz desenvolvem jornal mural

Da Redação

Alunos da E. E. Garcia Losz desenvolveram diversas atividades durante as aulas de História

Os alunos da sétima série da Escola Estadual ‘Prof. Garcia Losz’ desenvolveram um trabalho com Jornal Mural durante a atividade das aulas de História. A professora Cássia Weissmann explica que, em uma primeira etapa, foi realizada a parte teórica, com leitura de textos sobre o Regime de Monarquia até a República no Brasil. “Através de cartazes, foram retratadas situações de venda de votos, frases de sugestões de como ser um bom gestor público e fotos dos candidatos a presidente da República, deputados e governadores”, explica Cássia.

Na segunda etapa, os alunos entrevistaram os alunos da EJA (noturno) e os alunos dos segundos e terceiros anos, para simularem uma eleição e descobrirem qual a opinião deles sobre o voto ser facultativo, com a presença de uma urna fictícia. A professora conta que a pergunta foi: ‘Se o voto fosse facultativo, você: ficaria em casa, votaria com certeza, não votaria de jeito nenhum ou não sabe?’.

Com mais da metade dos votos, o resultado foi ‘Votaria com certeza’. “Percebemos que, na pesquisa do Garcia Losz, as seções de votação não estariam vazias, se o voto fosse facultativo”, afirma a professora, que ressalta reportagem veiculada no Jornal Cidade que fala sobre o assunto: “o voto facultativo é uma tendência das grandes democracias, porém, no caso do Brasil, deve haver uma reforma política de forma a se evitar o esvaziamento das seções de votação”, cita a professora.

Redação JC: