Da Redação
Os alunos da sétima série da Escola Estadual ‘Prof. Garcia Losz’ desenvolveram um trabalho com Jornal Mural durante a atividade das aulas de História. A professora Cássia Weissmann explica que, em uma primeira etapa, foi realizada a parte teórica, com leitura de textos sobre o Regime de Monarquia até a República no Brasil. “Através de cartazes, foram retratadas situações de venda de votos, frases de sugestões de como ser um bom gestor público e fotos dos candidatos a presidente da República, deputados e governadores”, explica Cássia.
Na segunda etapa, os alunos entrevistaram os alunos da EJA (noturno) e os alunos dos segundos e terceiros anos, para simularem uma eleição e descobrirem qual a opinião deles sobre o voto ser facultativo, com a presença de uma urna fictícia. A professora conta que a pergunta foi: ‘Se o voto fosse facultativo, você: ficaria em casa, votaria com certeza, não votaria de jeito nenhum ou não sabe?’.
Com mais da metade dos votos, o resultado foi ‘Votaria com certeza’. “Percebemos que, na pesquisa do Garcia Losz, as seções de votação não estariam vazias, se o voto fosse facultativo”, afirma a professora, que ressalta reportagem veiculada no Jornal Cidade que fala sobre o assunto: “o voto facultativo é uma tendência das grandes democracias, porém, no caso do Brasil, deve haver uma reforma política de forma a se evitar o esvaziamento das seções de votação”, cita a professora.