Lucas Calore
O problema envolvendo animais de grande porte soltos pelas ruas e avenidas de Rio Claro continua. Há bastante tempo que a população cobra um posicionamento mais eficaz do poder público para combater esse tipo de ocorrência.
Por outro lado, há quem contribua para esses casos, em que são abandonados animais, como cavalos. Vale lembrar que ações do tipo, ferir e provocar maus-tratos contra animal são crimes ambientais.
Fiscalização
Rosana Alves Zamoner, presidente da Comissão de Direitos Animais da OAB-Rio Claro, diz que a Prefeitura responde Ação Civil Pública e está obrigada por decisão judicial ao recolhimento, atendimento e trato de animais domésticos e domesticáveis que estejam em estado de abandono, risco ou vítimas de maus-tratos, sob pena de multa.
Resoluções
A Prefeitura de Rio Claro afirmou em nota que está dando encaminhamento jurídico com relação à área destinada a animais de grande porte, porém ainda não informou prazos para sua ativação.
Para denúncias de maus-tratos ou abandono a pessoa deve se dirigir ao serviço 156, na Sepladema 3522-1997 ou Polícia Ambiental, 3524-2339.