Carine Corrêa
Foram dez anos de espera pela Sociedade Italiana de Rio Claro para voltar a ocupar novamente o prédio na Rua 4, que preserva uma fachada histórica única no município. O resultado das obras e da reestruturação pela qual passou o imóvel pode ser apreciado pela população. A madeira canadense da porta e do corrimão da escada foi preservada.
A secretária administrativa Janete Tolosa Pires explica que retornar ao prédio significa uma vitória não só para a Sociedade Italiana, mas para todo o município. “O espaço pode ser aproveitado para produção de cultura, por exemplo”, ressaltou.
Nesta semana, a administração da Sociedade Italiana de Rio Claro abriu inscrição para novas turmas do curso de língua italiana, que já está sendo realizado na instalação original. Além disso, as demais atividades da Sociedade também serão realizadas no prédio reestruturado. “Temos almoço, jantares, noites italianas e, além disso, damos assistência em todo o processo de obtenção da cidadania italiana”, detalha Janete Tolosa. Para isso, basta que o munícipe procure a Sociedade com informações de sua árvore genealógica.
Um pouco de história
A primeira sede foi uma modesta sala na Rua 3, em frente à antiga Casa Castellano, cedida por um de seus fundadores, Raffaele Minervino.
Em pouco tempo, o aumento o quadro social exigia instalações mais amplas, e foi comprada uma casa na parte alta da cidade, na Rua 8 com a Avenida 8, próximo à Santa Cruz, região onde residia e tinha seus negócios a maior parte dos italianos de Rio Claro. A Sociedade continuou a crescer e foi comprado um terreno entre as avenidas 3 e 5, na Rua 3. A sede atual agora está reestruturada, na Rua 4, entre as avenidas 4 e 6.
Para ser sócio ou obter mais informações, o contado pode ser feito pelo 3524-3022 ou [email protected].