Após cirurgia de catarata, 210 pacientes passam por consulta para alta

Foto: Divulgação/PMRC.

Atendimento será no Cead e pacientes foram contatados por telefone

Neste sábado (6) os pacientes que participaram do segundo mutirão de cirurgias oftalmológicas organizado pela Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro passam por consulta que antecede a alta médica. O atendimento será no Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (Cead) e os pacientes já foram informados do agendamento.

“A realização das cirurgias eletivas é uma demanda importante que estamos conseguindo atender, reduzindo filas e agilizando o atendimento, como nesses dois mutirões em que cerca de 700 cirurgias oftalmológicas foram feitas”, destaca o prefeito Gustavo.

O contato com os pacientes informando sobre a consulta foi feito pela Central de Acesso Avançado em Saúde (Caas).

“É muito importante que os pacientes compareçam à consulta no dia e local agendados para serem avaliados por especialista”, destaca o médico Marco Aurélio Mestrinel, presidente da Fundação Municipal de Saúde. 

Durante a consulta os cerca de 210 pacientes que realizaram a cirurgia de catarata no segundo mutirão passarão por exame de refração para verificar se há grau residual.

“Nessa consulta o oftalmologista realiza a adequação no grau da lente dos óculos dos pacientes, sendo que na maioria dos casos há diminuição do grau, e, em alguns casos, o uso de óculos pode deixar de ser necessário”, observa Débora Mota Tavares, que coordena o setor de Especialidades da Fundação de Saúde.

Os dois mutirões de cirurgias oftalmológicas foram viabilizados por recursos de emenda parlamentar conseguidos pelo vereador Julinho Lopes a partir de articulação com o deputado estadual Delegado Olim e deputado federal Mauricio Neves.

Divulgação: