A nova administração do SMTCA (Serviço Municipal de Transportes Coletivos de Araras) confirmou que a tarifa de ônibus não terá reajuste em 2021. O “congelamento” da passagem, que atualmente é de R$ 3,70, se deu por causa do desemprego na cidade, devido à pandemia da Covid-19 (Sars-CoV-2), e o fim do auxílio emergencial do Governo Federal.
“O transporte público tem um papel social muito importante. Por meio dele, pessoas usam inclusive para buscar um novo emprego. Um aumento poderia afetar ainda mais o custo das pessoas mais carentes e também o custo das empresas que pagam o vale transporte dos trabalhadores. A partir deste ponto, um novo reajuste só deve ocorrer em 2022.”, explicou o presidente Executivo da autarquia, Jonas Filho.
Para o prefeito Pedrinho Eliseu (PSDB), aumentar a tarifa poderia prejudicar ainda mais às finanças do TCA e dos usuários do serviço. “Em vez de ajudar, um aumento iria piorar a situação da autarquia, porque a arrecadação iria diminuir e teríamos menos passageiros na cidade. Além disso, devido ao novo coronavírus, sabemos das dificuldades financeiras que a nossa população vem enfrentando”, reforçou ele.