Carine Corrêa
O avanço da urbanização é marcado pela disputa de espaço entre a população e a natureza. O reflexo desse problema pode ser visto em vias públicas, a exemplo do que vem ocorrendo na Rua 8, entre as avenidas 28 e 30, no bairro Santana. Três árvores de grande porte, enfileiradas em uma mesma calçada, dificultam a passagem de pedestres naquele trecho.
Os exemplares dispostos no passeio público trouxeram problemas para a munícipe Tânia Mahas. Ela relata que tem um filho especial com dificuldades motoras e que precisou se arriscar no asfalto. “Moro na Avenida 26, mas utilizo com frequência aquela passagem. Eu e meu marido ficamos indignados, já que fizemos formalmente o pedido da avaliação no local no Atende Fácil”, contou.
“No Atende Fácil meu marido foi informado de que o proprietário do imóvel em frente às árvores iria fazer uma intervenção, mas sem remover os espécimes. A meu ver, seria impossível fazer qualquer coisa sem retirar as árvores”, acrescenta.
O secretário municipal de Manutenção e Paisagismo, Sérgio Guilherme, informou que pedidos de remoção ou podas devem ser protocolados no Atende Fácil. “Assim que recebemos o laudo da Sepladema, somos autorizados a executar os trabalhos”, disse. Ele ainda lembra que o plantio de árvores fica a cargo da Secretaria de Agricultura, que avalia a melhor espécie a ser plantada em área urbana.