[áudio] Unesp completa 40 anos e destaca impacto na cidade

Ednéia Silva

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) vai completar 40 anos de fundação em 30 de janeiro. O campus de Rio Claro irá realizar uma extensa programação ao longo do ano para comemorar o aniversário. A celebração terá início no dia 29 de janeiro em evento aberto à comunidade, que está convidada para participar do evento.

O anúncio foi feito pelo Prof. Dr. José Alexandre Perinotto, vice-diretor do IGCE (Instituto de Geociências e Ciências Exatas) no programa Jornal da Manhã da Rádio Excelsior Jovem Pan dessa quinta-feira (7). De acordo com o professor, o evento do dia 29 terá apresentação do coral da Unesp, vídeo institucional dos livros organizados ou lançados pelos professores da universidade, concurso de fotografia etc. As atividades serão realizadas no anfiteatro 1 do IB (Instituto de Biociências).

O professor José Alexandre Perinotto, vice-diretor do IGCE da Unesp de Rio Claro, participou do JM da Rádio Excelsior JP News

Na entrevista, o professor Perinotto também falou sobre o início de criação das Unesp em 1976, a partir da junção de institutos isolados. Em Rio Claro,a universidade teve início em 1958 com a criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, através de solicitação da própria comunidade atendida pelo governo do estado.

O professor destaca que a Unesp está presente de forma muito marcante na cidade, tendo forte impacto econômico no município. Os quase 3.000 alunos de graduação injetam milhões por ano no município. Segundo Perinotto, somente com aluguéis são cerca de R$ 9,6 milhões por ano.

Além disso, a Unesp realiza vários projetos de extensão à comunidade em diversas áreas, além de manter o cursinho pré-vestibular que atende 360 estudantes do ensino médio. O vice-diretor comentou ainda que a Unesp terá uma pista de atletismo de alta performance que será construída pelo Ministério do Esporte para o treinamento de atletas. Também citou a parceria da Unesp com a Petrobras e o alto investimento feito na construção do Instituto de Pesquisa em Bioenergia (IPBEN).

O áudio completo com a entrevista pode ser conferido no player abaixo. Clique para ouvir!

Redação JC: