Avião atravessa pista de pouso e explode em Ubatuba, litoral de São Paulo

Avião de pequeno porte cai na orla da Praia do Cruzeiro, em Ubatuba, deixando vítimas. Piloto não sobreviveu

Avião de pequeno porte atravessa a pista de pouso e explode na orla da Praia do Cruzeiro em Ubatuba; piloto morre e outras vítimas são atendidas no hospital

A Prefeitura de Ubatuba confirmou, na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, a queda de uma aeronave de pequeno porte na orla da Praia do Cruzeiro, nas proximidades da pista de skate. O acidente envolveu uma aeronave Cessna Citation 525 CJ1, prefixo PR-GFS, que havia saído do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás, com destino ao município paulista.

De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, o Corpo de Bombeiros, a Guarda Civil Municipal, a Secretaria de Segurança e a Polícia Militar estão no local, isolando a área e realizando o resgate das vítimas. Ao todo, cinco pessoas estavam a bordo da aeronave: três adultos e duas crianças.

Às 11h23, foi confirmado o falecimento do piloto, que ficou preso às ferragens após a queda. Segundo informações da Santa Casa, cinco vítimas estão no hospital (três adultos e duas crianças), estáveis e em atendimento. Dentre os adultos, um não estava na aeronave: uma mulher que passava pelo local e também foi atingida durante o acidente e sofreu uma fratura no pé.

A Rede VOA SP, que administra o aeroporto da cidade, detalhou que o acidente ocorreu nas proximidades do Aeroporto de Ubatuba, onde a aeronave tentou pousar em condições meteorológicas adversas, com chuva e pista molhada. Após ultrapassar a pista, a aeronave atravessou o alambrado da Cabeceira 09 e atingiu uma mulher e uma criança, ambas com vida.

O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA) já foi acionado e está reunindo informações sobre o ocorrido. O proprietário da aeronave foi identificado como Nelvo Fries e Maria Gertrudes Fries. Até o momento, quatro pessoas foram resgatadas, incluindo um casal e duas crianças. O piloto não sobreviveu ao acidente.

A Prefeitura de Ubatuba continua monitorando a situação e dará atualizações conforme novos detalhes forem confirmados.

Redação JC: