Ednéia Silva
Em períodos de férias e época de festas a demanda por sangue aumenta nos hospitais. Por conta disso, os hemocentros e hemonúcleos fazem campanhas para ampliar as doações. O Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro também convoca os doadores para manter o estoque em dia.
A biomédica Larissa Girardi Baraldi explica que no momento o estoque está estável, mas a necessidade sempre existe. Muitas vezes é preciso ligar para os doadores ou convocar familiares do receptor para atender a demanda. A proximidade do Carnaval também traz preocupação porque as doações tendem a cair e a demanda aumentar nesse período.
As doações podem ser feitas por qualquer pessoa saudável, com idade entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos), e com qualquer tipo sanguíneo. Os menores de 18 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis.
Além disso, o doador precisa pesar mais de 50 quilos. No dia da doação é necessário estar bem alimentado e não ter ingerido comidas gordurosas e bebidas alcoólicas quatro e doze horas antes da coleta, respectivamente. O intervalo entre as doações varia de acordo com o sexo: 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.
Larissa informa que as doações ao Banco de Sangue podem ser feitas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7 às 11 horas. É preciso apresentar um documento oficial com foto. O Banco de Sangue fica no prédio da Santa Casa na Rua 2 com a Avenida 15, Centro.