Bancos de sangue têm estoque crítico em SP; veja como doar

Folhapress

O estoque de sangue em diversos hemocentros paulistas está em situação de emergência. Segundo a Fundação Pró-Sangue, que atende mais de cem hospitais no estado, os tipos O+, O-, A-, B+ e B- garantem o abastecimento por menos de um dia.

A Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) e a Associação Brasileira de Talassemia (Abrasta), que apoiam pessoas com doenças do sangue, promovem campanha para incentivar a doação.

A reposição frequente é necessária para tratar anemias crônicas, nos procedimentos de urgência, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves.

“A cada doação, quatro pacientes são ajudados”, diz Catherine Moura, médica sanitarista e CEO da Abrale. “Doar sangue é um ato de solidariedade, é gratuito, indolor e seguro.”

COMO E ONDE DOAR SANGUE

A Pró-Sangue tem seis postos de coleta em São Paulo, Guarulhos, Osasco e Barueri. Todas as bolsas coletadas são enviadas ao Hospital das Clínicas de São Paulo, onde são fracionadas e distribuídas aos hospitais da rede pública estadual e demais instituições abastecidas pela fundação.

Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. Para menores de 18, é necessário o consentimento dos responsáveis.

O doador precisa pesar mais de 50kg e levar documento de identidade original, com foto recente. É recomendado ligar no hemocentro ou ponto de coleta mais próximo para agendar o horário e evitar aglomerações.

Quem teve Covid-19 pode doar sangue depois de dez dias da recuperação.

Os endereços e telefones dos postos de coleta podem ser consultados em: https://www.prosangue.sp.gov.br/doacao/Enderecos.html

RIO CLARO

Santa Casa de Rio Claro recruta doadores de sangue

A Santa Casa de Rio Claro está recrutando doadores para estabilizar o estoque banco de sangue.

O crescente número de pessoas infectadas com o vírus da Covid-19 e Influenza ocasionou a diminuição do número de doadores e consequente baixa dos estoques.

“Temos um trabalho rigoroso e ativo, porém, muitas pessoas não puderam doar sangue nas últimas semanas”, explica Ariani Maria Bregadioli, coordenadora do Banco de Sangue do hospital.

Para participar da campanha de doação, basta procurar pelo serviço que fica dentro do hospital. O Banco de Sangue da Santa Casa de Rio Claro funciona às segundas, quartas e sextas das 7h às 11h. Para doar, basta ter entre 18 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg e estar em boas condições de saúde.

Também é preciso evitar alimentos gordurosos por 24h antes da doação, não fumar por pelo menos duas horas e não pode ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação.

“É preciso trazer documento com foto e se tiver mais de 60 anos, não pode estar doando pela primeira vez”, explica a coordenadora.

Outras recomendações essenciais são: não pode estar gripado, resfriado, em processo alérgico ou infeccioso, não pode ser alcoolista crônico, ter sido exposto a doenças sexualmente transmissíveis, não pode ter realizado endoscopia ou colonoscopia há menos de seis meses e nem ter feito tatuagem, maquiagem definitiva e piercing há menos de 12 meses, ter suspeita para Covid-19 nos últimos 7 dias e em caso de diagnóstico positivo, é preciso aguardar 10 dias após a completa recuperação.

Redação JC: