Bate-papo sobre futebol e racismo no Arquivo Público

Divulgação

O Bate-papo Cultural é um evento mensal realizado pelo Arquivo Público de Rio Claro

O professor de Ciências Sociais Marcel Diego Tonini é o convidado para proferir palestra no 72º Bate-papo Cultural, que será realizado nesta terça-feira (10) no Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, às 20h, sobre o racismo no futebol brasileiro.

Mestre e doutorando em História Social pela USP, Marcel Tonini apresenta sua aula sobre a questão do racismo no universo profissional do futebol brasileiro a partir de depoimentos de esportistas negros e brancos que atuaram entre 1970 e 2010. Além das narrativas de jogadores, treinadores e árbitros também serão citados os testemunhos de dirigentes e jornalistas.

“Ao articular as experiências individuais dos entrevistados dentro de um quadro social mais amplo, proponho, ao final, uma reflexão sobre as relações raciais tanto no futebol quanto na sociedade brasileira”, comenta Marcel. Atualmente Marcel Tonini desenvolve pesquisa sobre o fenômeno do racismo e da xenofobia no continente europeu, utilizando como fonte principal histórias de vida de futebolistas brasileiros negros que atuaram no futebol europeu após 1958.

O Bate-papo Cultural é aberto ao público, oferece certificado de participação e inclui sorteios de quites com produtos do Arquivo. Mais informações pelo telefone 3522-1938. O Arquivo Público está localizado na Rua 6, nº 3265, Alto do Santana.

Redação JC: