Sidney Navas
O verão está chegando e todo mundo quer ficar em forma e poder exibir o ‘corpão sarado’ por aí, com isso o movimento nas academias começa a crescer consideravelmente. Mas tem gente que, de maneira equivocada ou orientada por profissionais despreparados, faz qualquer coisa para ficar com ‘tudo em cima’ num curto espaço de tempo. Isso é um erro grave.
Paulo Cezar Rocha dos Santos, bacharel e mestre em Educação Física pela Unesp de Rio Claro, faz um alerta: “É possível sim ficar em forma, desde que sejam observadas determinadas regras”. Ele recomenda um treinamento bem montado e acompanhado por um profissional qualificado aliado a uma alimentação de qualidade e balanceada (de preferência com a ajuda de um nutricionista) e doses não homeopáticas de paciência. “Ninguém consegue ficar forte do dia para a noite. Isso é mentira, mas infelizmente alguns acreditam nessas bobagens”, dispara.
Pode até soar de forma estranha, mas Paulo Cezar assegura que, no caso de pessoas sedentárias, os resultados aparecem mais rápido (cerca de 3 meses), enquanto que em indivíduos treinados (acostumados com os exercícios físicos) isso seria menos evidente. “Tal afirmação se deve ao fato de uma teoria que diz que, quanto mais treinado, menos treinável é aquela pessoa”, observa.
No geral, o profissional revela aquilo que praticamente todos já sabemos ou deveríamos saber. “São necessários hábitos saudáveis, seguir o treinamento dado pelos professores de musculação, uma boa alimentação, e tranquilas e revigorantes noites de sono”, completa. Como se pode perceber, com foco, determinação e a ajuda das pessoas certas, ficar em forma não é tão difícil quanto parece. Não perca mais tempo e comece a malhar…