Ednéia Silva
O número de pessoas que limparam o nome na praça caiu de janeiro a agosto deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. O levantamento foi feito pelo SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) da Acirc (Associação Comercial e Industrial de Rio Claro). De janeiro a agosto, o número de inclusões subiu 1,66% e o número de exclusões diminuiu 9,02%.
A coordenadora do SCPC, Daniela Kneipp Ribeiro Pratti, explica que as inclusões referem-se aos contribuintes que ficaram inadimplentes, ou seja, deixaram de pagar suas dívidas e foram incluídos nas listas de restrição de crédito. Já as exclusões são referentes às pessoas que limparam seu nome no SCPC.
“Podemos dizer que esses números estão relacionados diretamente à crise econômica, relativamente à quantidade de dinheiro disponível no mercado. À medida que há desemprego, não há renda e as pessoas não conseguem honrar seus compromissos”, comenta Daniela.
Até o dia 9 de julho deste ano, Rio Claro havia 22.231 registros no SCPC. O total de ocorrências (mais de um registro por CPF) nesse mesmo período era de 32.460. O montante devido pelos devedores era de R$ 16.043.562,90.
A coordenadora explica que o devedor que quiser quitar sua dívida deve procurar o credor. Caso não saiba qual é a empresa e a localização da mesma, a pessoa deve comparecer ao SCPC (Rua 3, nº 1.431, Centro) com documentos de identificação (RG e CPF).