Vivian Guilherme
A Campanha desenvolvida pela ONG Mais Forte Que a Deficiência e idealizada pela cadeirante Juliana Oliva vem mobilizando toda a comunidade de Rio Claro.
Carla Hoffmann de Lima, presidente da ONG, conta que o vídeo com o chamamento para a campanha foi finalizado esta semana e já está disponível na internet. Carla diz que as ações continuam até a Semana da Pessoa com Deficiência, que será comemorada em Rio Claro de 21 a 25 de setembro.
Segundo a presidente, todas as pessoas que participaram do desafio até o momento ficaram tocadas pelas experiência. “Até mesmo pessoas que já trabalhavam com cadeirantes disseram que não imaginavam a dificuldade que era. O olhar dessas pessoas que participaram mudou muito. Só tenho a agradecer a essas pessoas que estão aceitando o desafio”, diz.
O prefeito Du Altimari, contou ao JC que pôde comprovar o quanto é difícil se locomover numa cadeira de rodas e “valorizar ainda mais a força que emerge de pessoas que se veem na impossibilidade de andar ou sob outras limitações físicas quando confrontadas com essas realidades”.
Segundo Altimari, Rio Claro ainda tem muito a avançar na questão do direito à acessibilidade. “Acredito, porém, que felizmente já estamos evoluindo neste aspecto. Com as novas orientações que regem a construção civil, os projetos habitacionais que estão sendo entregues no município já estabelecem apartamentos adaptados para quem tem a mobilidade prejudicada. O entendimento de mobilidade urbana que partilhamos hoje contempla toda a sociedade, amplifica o direito à acessibilidade a todas as pessoas e não se pode conceber que seja diferente. O surgimento de entidades que representam este contingente expressivo da população também é importante para novas conquistas”, disse o prefeito.
O vereador Julinho Lopes, criador da lei que instituiu a Semana da Pessoa com Deficiência em Rio Claro, destacou como uma experiência ímpar. “Todas as pessoas deveriam passar por essa experiência para entender como os cadeirantes sofrem. É difícil mudar o que está errado, mas é fácil não deixar fazer errado no futuro. Por isso temos que repensar a acessibilidade em ruas, prédios públicos etc”, comenta.
Para participar da Campanha é só postar um vídeo nas redes sociais com a tag: #UmDiaNaCadeiraDeRodas.