Câncer de mama: confira alguns mitos e verdades

Imagem de Freepik

Secretaria Estadual da Saúde esclarece sobre a doença numa das ações do Outubro Rosa

O Outubro Rosa tem como objetivo conscientizar a população sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, sendo o tipo que mais acomete mulheres no mundo e uma das principais causas de mortalidade feminina. Veja os principais mitos e verdades sobre o câncer de mama, com informações da área de Saúde da Mulher.

Câncer de mama dói? Mito. Inicialmente os tumores de mama são assintomáticos, porém, nos casos em que a doença está em um estágio mais avançado podem, sim, ser dolorosos.

Prótese de silicone pode causar câncer de mama? Mito. Não há comprovações científicas de que próteses de silicone aumentem o risco de desenvolvimento do câncer de mama e nem que sejam um impedimento para a realização de exames de rastreamento.

O câncer de mama é somente hereditário? Mito. A maioria dos diagnósticos de câncer de mama é feito em mulheres que não têm histórico familiar de câncer de mama.

A amamentação ajuda a prevenir o câncer de mama? Verdade. Amamentar diminui os riscos de câncer de mama, já que durante o período de amamentação as taxas de alguns dos hormônios que favorecem o desenvolvimento da doença diminuem.

O autoexame pode substituir a mamografia? Mito. A mamografia é importante, pois por meio dela é possível detectar lesões muito pequenas ou pré-malignas. O autoexame é um complemento à mamografia e está relacionado ao autoconhecimento, já que é importante que a mulher conheça seu próprio corpo e possa identificar sinais de alerta.

Sutiãs apertados e antitranspirantes causam câncer de mama? Mito. Não existe nenhuma evidência científica que associe o uso de sutiãs apertados e antitranspirantes ao diagnóstico de câncer de mama.

A terapia de reposição hormonal aumenta a probabilidade de desenvolver câncer de mama? Verdade. O uso da terapia hormonal, principalmente da combinação estrogênio e progesterona por um tempo prolongado, pode aumentar o risco de câncer de mama, porém, é necessário avaliar e acompanhar com o ginecologista os prós/contras.

O uso de anticoncepcionais pode aumentar o risco de câncer de mama? Verdade. Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, o uso de anticoncepcionais pode aumentar em menos de 3% o risco de câncer de mama, e é relativo dependendo da idade e do tempo de uso. Em contrapartida, o uso desses medicamentos está associado à redução do risco de câncer de ovário, endométrio e colorretal.

Divulgação: