Cartórios eleitorais já recebem pedidos de voto em trânsito

Ednéia Silva

Eleitor pode votar em trânsito nas eleições gerais de outubro de 2014 (foto Elza Fiuza/ABr)

Eleitores de todo o país que vão estar fora do domicílio eleitoral nas eleições de outubro e não quiserem perder a chance de escolher seus representantes podem utilizar o voto em trânsito. O prazo para a solicitação do benefício começou a valer nessa terça-feira (15) e será encerrado no dia 21 de agosto.

De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o voto em trânsito será admitido apenas para a eleição de presidente e vice-presidente. A habilitação para o voto em trânsito é feita nos cartórios eleitorais. Para isso, basta o eleitor apresentar documento oficial com foto e informar o local onde estará no dia da votação.

O benefício pode ser usufruído somente pelos eleitores que estiverem em situação regular, ou seja, sem nenhuma pendência com a Justiça Eleitoral. Após o cadastro, o eleitor será desabilitado para votar em sua seção de origem. Ele tem até o dia 21 agosto para alterar ou cancelar a habilitação.

O voto em trânsito não será oferecido em todos os municípios, apenas nas cidades com mais de 200 mil eleitores. Um avanço em relação ao pleito de 2010, quando essa modalidade de voto foi realizada apenas nas capitais. Naquele ano, 80.419 eleitores registraram o pedido para votar em trânsito no primeiro turno e 76.458 no segundo turno.

Rio Claro está fora da lista de 92 cidades que vão oferecer o voto em trânsito. Na região estão incluídas Limeira, Piracicaba e Campinas. Cada seção terá no mínimo 50 eleitores e no máximo 600. Se o número não for atingido, os eleitores cadastrados para o voto em trânsito deverão ser informados sobre a impossibilidade para que possam ter tempo de votar ou justificar o voto.

O chefe do cartório da 288ª Zona Eleitoral, Alexandre Sanches, explica que, se o eleitor não estiver no local informado no voto em trânsito no dia da votação, pode justificar o voto. Ele informa que os cartórios de Rio Claro não farão plantão. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas. De acordo com ele, registro de candidatura, questões relacionadas a propaganda e denúncias de irregularidades serão controladas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na capital.

MESÁRIOS

A 110ª Zona Eleitoral já enviou as cartas de convocação aos mesários que vão trabalhar nas eleições gerais de 2014. O cartório da ZE 288 enviará as correspondências nesta semana. No Estado de São Paulo serão convocados 500 mil mesários.

Redação JC: