Cartórios eleitorais voltam a funcionar somente no sistema online

Os eleitores que pretendem votar nas eleições de 2 de outubro e/ou precisam regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral têm novamente que recorrer aos serviços online. No último dia 12, o Tribunal Superior Eleitoral -TSE suspendeu novamente o atendimento presencial nos cartórios eleitorais devido ao aumento dos casos de Covid-19. Por enquanto, a suspensão está prevista para durar até 31 de janeiro, mas tudo vai depender dos números da pandemia.

A procura pelos cartórios deve aumentar ao longo dos próximos meses porque termina em 4 de maio o prazo para que os eleitores providenciem serviços relacionados ao seu título e à regularização de sua condição junto à Justiça Eleitoral.

Chefe do cartório da zona eleitoral 110, em Rio Claro, Guilherme Taufic explica que todas as solicitações podem ser feitas de forma online. “Transferência de títulos, solicitação do primeiro título, regularização de título suspenso. Quem não fez biometria ou deixou de votar em três turnos consecutivos, por exemplo, e teve o documento suspenso, também pode regularizar situa situação pela internet”, explica o chefe do cartório.

A biometria, que era considerada obrigatória, foi suspensa pelo TSE em 2020 devido às restrições da pandemia. “Para fazer a biometria, o funcionário do cartório tem contato direto com o eleitor, que precisa tirar a máscara para ser fotografo. Além disso, é preciso muitas vezes pegar na mão do eleitor para o posicionamento correto do dedo no equipamento, que também é coletivo, aumentando os riscos de contágio”, alerta Taufic.

Através dos sites e do aplicativo, o eleitor também consegue checar se está em dia com a Justiça Eleitoral, conferindo sua situação e garantindo seu direito ao voto em outubro. Vale destacar também que o título é um documento solicitado em concursos públicos e para matrículas em universidades, entre outras situações.

Redação JC: