Projeto é parceria da prefeitura de Rio Claro com o governo estadual
O município de Rio Claro está ganhando 28 moradias para idosos, que estão em construção na Estrada dos Costas. As casas já começaram a receber estrutura para o telhado.
Além da doação do terreno, a prefeitura de Rio Claro será a responsável pela gestão e manutenção do empreendimento após a conclusão das obras. “É um empreendimento que demonstra nosso respeito e reconhecimento àquelas pessoas que tanto fizeram por nossa cidade”, afirma o prefeito Gustavo.
O investimento é a fundo perdido e o morador não pagará taxa de ocupação, nem contas de água e luz. As obras terão investimentos da ordem de R$ 5,2 milhões.
Programa Vida Longa
As casas estão sendo construídas pelo programa Vida Longa, especialmente projetado para atender as necessidades habitacionais de idosos que vivem sozinhos, em situação de vulnerabilidade social.
Os imóveis do programa são projetados segundo parâmetros de acessibilidade do Desenho Universal, que estabelecem um conceito arquitetônico adaptável para permitir facilidade no uso da moradia por qualquer indivíduo com dificuldade de locomoção, temporária ou permanente.
Com até 28 unidades, o conjunto habitacional Vida Longa tem imóveis de 28 m² de área privativa cada, distribuídos em cozinha, sala de estar e dormitório conjugados, banheiro e área de serviço. Recursos de acessibilidade também serão instalados nas áreas comuns para facilitar a locomoção e dar segurança e conforto ao idoso.
O condomínio possuirá espaços comuns para convivência e lazer, com refeitório e área para assistir televisão, área com churrasqueira e forno à lenha, aparelhos para atividade física, mesa de jogos, bancos de jardim, horta elevada e paisagismo.