Laura Tesseti
A Cavalaria da Polícia Militar de Rio Claro comemorou, no último dia 14, 30 anos de relevantes serviços prestados à população. Localizada na Avenida M-23, 1.649, no Jardim Cervezão, chegou ao município em 1985 e contribuiu para o crescimento populacional, econômico e também para a segurança dos bairros próximos ao endereço.
Segundo informações do sargento Marucci, responsável pela Cavalaria na cidade, existem apenas 11 destacamentos desse tipo no Estado de São Paulo e o de Rio Claro é um deles. “Ficamos muito felizes pelo trabalho realizado aqui e também por sermos uma das 11 cidades contempladas com a cavalaria”, disse o oficial. São seis animais e todos os dias três deles saem às ruas juntamente com seus policiais para realizar rondas e as atividades pré-determinadas.
“Todos os dias nossos animais são escovados e, antes de sairmos às ruas, realizamos um aquecimento, eles andam pelo pátio, pois passam o dia nas baias, então é necessário que essa trotagem seja feita, para que eles consigam caminhar bem pelas ruas da cidade”, explicou Marucci.
Sobre a eficácia dos serviços prestados pela Cavalaria, o sargento salientou que a presença do policial e cavalo é bastante abrangente e respeitada pela população. “O policial e também o animal são respeitados e a comunidade sabe que estamos ali apenas para zelar pelo bem-estar da população e coibir atitudes criminosas.”
Comemoração
Em comemoração ao aniversário de 30 anos da Cavalaria, os seis policiais e cavalos paramentaram-se e saíram pelas ruas do bairro em uma ronda de honra. “Passaremos pelas ruas dos bairros Santana, Santa Cruz e Centro, em comemoração ao aniversário de 30 anos da Cavalaria, será uma volta festiva”, disse o comandante do destacamento. Entre os seis animais, Galassi, uma égua de cerca de três anos, deu sua primeira volta como membro da Cavalaria.
Escola de equitação
Além dos serviços prestados à comunidade com o intuito da proteção contra o crime, a Cavalaria da Polícia Militar de Rio Claro possuí uma importante parceria com a UDAM – União de Amigos do Menor, Ordem dos Advogados do Brasil de Rio Claro, Casa das Crianças e prefeitura municipal.
A união de todas essas entidades resultou na Escola de Equitação da Cavalaria, onde crianças que possuam algum tipo de vulnerabilidade social aprendem a conviver com os animais e o respeito pelo amigo, pela família e também pela atuação da Polícia em sua essência.
“Para fazer parte da Cavalaria e também da Escola de Equitação, o policial precisa gostar de animais e de passar coisas que sabe para nossas crianças. Por meio desse projeto é possível ver o benefício para todos. Vale salientar que os profissionais da escolinha são especializados”, esclareceu Marucci.