Matheus Pezzotti
A sequência de provas do Concurso Completo de Equitação (CCE), nos Jogos Pan-Americanos, terminou na tarde do último domingo (19), em Toronto, no Canadá.
Por equipes, o Brasil conquistou a medalha de prata e Ruy Fonseca a medalha de bronze no individual, na terceira e última fase da competição com a modalidade Salto, no Caledon Equestrian Center, no Canadá.
Líder individual, após as parciais do Adestramento e Cross Country, disputados na sexta-feira e no sábado, Ruy, com Tom Bombadill Too, último conjunto em pista e debaixo de chuva, cometeu uma falta no último obstáculo, que lhe custou o ouro, mas garantiu o bronze.
Com isso, a norte-americana Marilyn Little, montando RF Scandalous, comemorou o ouro individual, com 40.30 pontos perdidos e ouro por equipes, resultado que ainda garantiu aos Estados Unidos a qualificação para os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, em 2016. Pelo Canadá, Jessica Phoenix, com Pavarotti, foi prata, com 42.10 pontos perdidos. Ruy Fonseca obteve 42.90 pontos perdidos.
No CCE, além de disputas mistas (realizadas por cavaleiros e amazonas), a pontuação é dada de acordo com as falhas de cada time, ou seja, vence quem tiver o menor somatório de pontos.
Por equipes, os Estados Unidos, com 133 pontos perdidos, conquistaram a medalha de ouro. O Brasil ficou com a medalha de prata, e entre os cavaleiros estava o rio-clarense Henrique Plombon Pinheiro, com seu cavalo LandQuenotte, que ficou em 11º no individual. Henrique, ao lado de Marcio Carvalho Jorge com Lisssy Mac Wayer, nono no individual, e Carlos Parro, montando Caulcourt Land Landline, sexto no individual, fizeram pista limpa no Salto (sem penalidades) e, junto com Ruy Fonseca, tiveram 140,7 pontos perdidos. O terceiro lugar ficou com o Canadá, com 163.0 pontos perdidos.
Segundo o Comitê Olímpico do Brasil (COB), o bronze de Ruy Fonseca foi a primeira medalha individual do CCE em 20 anos, depois do bronze de André Giovanini em 1995.
Naquele ano, o Brasil ainda foi ouro por equipes, já com a presença de Ruy no time. O Brasil também conquistou a prata por equipes em 1999 e três bronzes por equipes em 2003, 2007 e 2011. Neste último, com a presença do cavaleiro rio-clarense Jesper Martendal.
“O CCE brasileiro vem crescendo, principalmente depois da contratação do Mark Todd”, analisou Henrique Pinheiro para o site do COB, referindo-se ao treinador neozelandês que, como atleta, foi medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984 e de Seul, em 1988.
Henrique Pinheiro foi bicampeão brasileiro em 2013 e 2014 e campeão Sul-Americano, e representa o haras Anpar, cujo nome são as iniciais da atriz Ana Paula Arósio, sua esposa desde 2009.
Outro rio-clarense, Rafael Losano, integrou a equipe em Toronto, mas entre os reservas. O jovem de 17 anos é considerado uma das revelações da modalidade.