Cemitério São João Batista recebe 40 mil pessoas no dia dedicado aos mortos

Fabíola Cunha

Público chega ao São João Batista no Dia de Finados de 2013; Sepladema destinou 30 vagas a comerciantes para atuarem nas imediações do cemitério

O Cemitério Municipal São João Batista em Rio Claro deve receber 40 mil pessoas no fim de semana, quando é celebrado o Dia de Finados, neste domingo (2). Ricardo Dutra, do Departamento de Próprios Municipais, explica que as missas católicas acontecem durante todo o dia, às 7h30, 9h, 10h30, 12h, 14h, 15h30 e 17h, celebradas pelo padre Cândido na capela do cemitério. Às 9h e às 12h haverá culto de umbanda da Tenda 7 Cachoeiras no Cruzeiro.

O cemitério passou por dedetização na última semana. A abertura de todos os portões do cemitério acontece no sábado e domingo das 7h às 18h. Em dias normais, somente o portão principal, na Rua 16, permanece aberto. Neste domingo, também ficarão abertos os portões nas avenidas 19 e 23 e na Rua 20.

O trânsito defronte ao portão principal fica interditado também para facilitar a circulação de pessoas nesta época. A limpeza de túmulos foi encerrada na quinta-feira (30), para que não atrapalhasse o trânsito das pessoas a partir da sexta-feira.

Uma das grandes preocupações é a propagação do mosquito transmissor da dengue em vasos e recipientes de plantas que levam água: “Pedimos que as pessoas que forem visitar o cemitério tirem o plástico das flores que comprarem, porque é nele que fica acumulada a água da irrigação e por consequência pode funcionar como criadouro do mosquito”, explica Ricardo Dutra.

O Cemitério Municipal São João Batista tem cerca de 12.800 túmulos e não há espaço para ampliação. A atual administração aumentou em 100 o número de gavetas. Foram 70 gavetas construídas em 2011 e mais 30 entre o ano passado e este ano. As gavetas não são disponibilizadas para uso público em caráter temporário.

Comércio

A Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Sepladema) recebeu até a última quinta-feira (31) inscrições para a exploração comercial no Dia de Finados. Os interessados pagaram R$ 188,40 e quem já havia pago a inscrição municipal, R$ 145,78.

Foram oferecidas 30 vagas e a montagem das barracas aconteceu a partir das 18h do sábado (1º de novembro), e a desmontagem e limpeza deve terminar às 24h do dia 2.

Redação JC: