Sidney Navas
A chuva forte que voltou a atingir Rio Claro e região na manhã de terça-feira (24) causou a suspensão parcial das aulas na Escola Municipal Professora Laura Penna Joly no Distrito de Ajapi. A água acabou entrando pelo telhado, inundando algumas salas e, por isso, parte dos alunos teve que voltar para casa.
A unidade de ensino atende em média 190 crianças entre 4 meses e seis anos de idade. A prefeitura fala que avaliação inicial indica que será preciso muito mais que apenas uma manutenção para resolver o problema. Funcionários que não quiseram se identificar disseram que isso acontece a cada novo temporal.
A Secretaria da Educação informa que já começou a fazer o levantamento dos orçamentos necessários e a contratação de mão de obra para a realização do serviço. Ainda segundo as autoridades, apesar do problema, parte dos alunos continua tendo aulas e outra parte, que estuda na parte mais afetada pelas goteiras, foi dispensada.
Estado de emergência
O temporal de segunda-feira (23) provocou estragos em algumas cidades da região, principalmente em São Carlos, que inclusive decretou o chamado ‘Estado de Emergência’. Essa medida deve facilitar a contratação de funcionários sem licitação e agilizar o processo de pedido de verbas para a reconstrução dos locais afetados.
Segundo o técnico do Ceapla da Unesp, Carlo Burigo, ontem em Rio Claro choveu até o final da tarde o equivalente a 25,3 mm (milímetros) e que o acumulado do mês de novembro chegou a aproximadamente 166 mm.