Lourenço Favari
A companhia de Balé da Cidade de Rio Claro, dirigida por Hebert Caetano, teve o projeto do espetáculo “Em algum ponto de vista…” aprovado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) no edital de Produção de Espetáculo Inédito e Temporada de Dança no Estado de SP.
O projeto prevê duas apresentações do trabalho nos municípios de Rio Claro, Americana, Limeira, Araras, Piracicaba e Campinas. “Nossa contrapartida será a audiodescrição para pessoas com deficiência visual”, destacou à reportagem Hebert.
As apresentações estão previstas para acontecer nos meses de junho e julho de 2016. “O espetáculo vai discutir a questão dos pontos de vista, que são vários e não apenas um. O objetivo é proporcionar ao espectador o caos, para trazê-lo à luz da reflexão sobre os temas”, explicou.
A bailarina e assistente de direção, Rafaela Caetano, reiterou que o objetivo é fazer o expectador refletir. “Queremos provocar o espectador a pensar sobre os diversos assuntos atuais”, destaca. O projeto foi realizado em parceria com a Rede Vinil e academia Ballet Rafaela Martins.
Espetáculo conta com os bailarinos Murilo Machado, Gabriela Germano, Lucas Teodoro e Rafaela Caetano.
CIA
De acordo com Hebert, a companhia de Balé da Cidade de Rio Claro surgiu como uma proposta de projeto social. “Hoje estamos trabalhando com bailarinos adultos, mas o objetivo é formar novos bailarinos que irão integrar o grupo, gerando mercado de trabalho”, disse, ressaltando também que já realizam o projeto “Profissionalizando com Arte”, levado a diversos bairros e instituições da cidade.