Antonio Archangelo
O nível de emprego industrial na Diretoria Regional do CIESP em Rio Claro (região composta por sete municípios) apresentou resultado negativo no mês de junho. “Uma queda de aproximadamente 850 postos de trabalho”, aponta o órgão.
“Nos últimos 12 meses, o acumulado é de queda de aproximadamente 3.400 postos de trabalho. O nível do desemprego industrial na Diretoria no mês de junho foi influenciado pelas variações negativas de Máquinas e Equipamentos (-15,23%); Produtos de Borracha e de Material Plástico (-2,67%); Produtos de Minerais Não Metálicos (-0,42%) e Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos (-1,32%), que foram os setores que mais influenciaram o cálculo do indicador total da região”, citou a nota enviada à imprensa.
Ainda de acordo com o Ciesp, no primeiro semestre de 2016, a indústria paulista perdeu 57.500 postos de trabalho. Só no mês de junho, sem ajuste sazonal, a retração foi de 0,73% em relação ao mês de maio, o equivalente a 16.500 postos a menos.
Os números são da pesquisa de Nível de Emprego do Departamento de Pesquisas da Fiesp e do Ciesp (Depecon) e foram divulgados na sexta-feira (15). De acordo com o diretor do Depecon, Paulo Francini, a variação neste semestre (-2,50%) foi idêntica à registrada nos seis meses de 2015.