Divulgação/Prefeitura Municipal
A partir da próxima segunda-feira (27) entram em operação mais cinco radares em Rio Claro. Com isso, o município chegará a um total de 27 pontos fixos de fiscalização eletrônica. São seis lombadas eletrônicas, nove radares fixos de controle de velocidade e 12 radares que detectam avanço de sinal vermelho e velocidade dos veículos. Além disso, o município possui três radares portáveis, conhecidos como radares móveis, que são deslocados para diversos locais.
Os equipamentos que começam a operar na segunda-feira ficam na Avenida Ulysses Guimarães entre avenidas 16 e 20 (Vila Indaiá), Avenida 29 com a Rua Zero (região de acesso à Vila Paulista), Avenida Visconde do Rio Claro com a Avenida 12 (região central), Avenida Rio Claro com a Rua 9 (Santa Cruz) e Avenida Visconde com a Avenida 14 (região central).
A instalação dos radares faz parte das ações da prefeitura para ampliar a segurança de motoristas, ciclistas e pedestres. O objetivo é estimular e fiscalizar a obediência aos limites de velocidade nas vias públicas e reduzir a possibilidade de acidentes.
Além dos que entram em operação na segunda-feira, o sistema de fiscalização eletrônica nas vias de Rio Claro inclui radares fixos na Rua 6 com Avenida 40, Rua 14 com Avenida 8, Rua 14 com Avenida 11, na Rua 6 com avenidas M-21 e M-23, na Rua 3-A entre avenidas 32-A e 34-A, Avenida 40 com Rua 6, Avenida Tancredo Neves – próximo a Rua 17, nos dois sentidos da via, Avenida Presidente Castelo Branco, no sentido bairro-centro, Avenida dos Costas (em frente ao Caic), Avenida José Felício Castelano (próximo ao Centro de Habilitação Infantil “Princesa Victoria”), Avenida Presidente Kennedy, Avenida 54 com ruas 23 e 22 – Jardim Paulista. Todos os locais têm placas que indicam o limite de velocidade permitido.
O secretário municipal de Mobilidade Urbana e Sistema Viário, José Maria Chiossi, ressalta a importância dos motoristas ficarem atentos aos limites de velocidade. “O respeito às leis e regras é item fundamental para a segurança no trânsito, e isso deve ser aplicado não apenas nos pontos com fiscalização eletrônica, mas de maneira geral e constante”, comenta, informando que os radares e lombadas utilizam tecnologia de ponta. Alguns desses equipamentos operam com raio laser que dispensa o uso do laço indutivo no solo.