Matheus Pezzotti
Pelo sétimo ano consecutivo, a equipe de boxe de Rio Claro contará com atletas no Campeonato Brasileiro, considerado a competição mais importante do Brasil. O torneio acontecerá nas categorias Elite (19 a 40 anos) e Cadete (15 e 16 anos) na cidade de São Vicente a partir desta sexta-feira (1º) até o dia 10 de agosto, reunindo equipes de todos os estados brasileiros.
Desde 2008, a equipe rio-clarense participa das competições nacionais e, em todas elas, ao menos um atleta da delegação trouxe medalhas. Desta vez, serão cinco boxeadores da cidade que tentarão subir ao pódio.
Da equipe, dois vão lutar o nacional pela primeira vez: Airton ‘Esquerdo’ Torres e Gabriel ‘Bebê’ Andrioli, ambos da categoria Cadete. Andrioli é o atual campeão Paulista da categoria 66 quilos e, de acordo com a comissão técnica da equipe, chega para o Brasileiro com boas possibilidades de medalha.
Daniel Ciambroni e Kaíque ‘Sucuri’ Barros participam do nacional pela segunda vez. Ciambroni é o destaque da equipe de Rio Caro, já que no ano passado consagrou-se como campeão Brasileiro na categoria 70 quilos Cadete e este ano tentará repetir o feito.
O quinto atleta da cidade é Augusto ‘Cafu’ Pires, que disputará na classe Elite pela primeira vez. Suas participações anteriores haviam sido nas categorias de base e agora, entre os adultos, o atleta buscará manter os mesmos resultados.
Dois outros atletas naturais de Rio Claro participarão do brasileiro: Jhonatan Conceição e Yuri Previatti. Ambos atletas não residem mais na cidade, já que fazem parte da equipe de boxe do Palmeiras. Jhonatan também é membro da Seleção Brasileira e reside e treina na base de treinamento da Confederação Nacional, em São Paulo.
Após vencer quatro brasileiros nas categorias de base, Conceição disputa seu primeiro campeonato na classe Adulta. Já Yuri tentará manter os bons resultados obtidos durante este ano, quando sagrou-se campeão Paulista e campeão da Copa Rudel, na qual foi eleito o melhor boxeador da competição.