“Clima de deserto” marca últimos dias de julho

A falta de chuvas tem sido um assunto recorrente na cidade de Rio Claro e região. O tempo seco prejudica de diversas maneiras a população e segundo registros do Ceapla – Centro de Análise e Planejamento Ambiental da Unesp e prefeitura de Rio Claro, a última vez que a Cidade Azul viu chuva foi no dia 10 de julho. Até o presente momento, o acumulado de chuvas em julho foi de 19,1 e a previsão é de que esse número não suba.

“Esta semana não tivemos chuvas, o clima ficou parecido bastante com o clima de deserto, madrugadas e manhãs frias e tardes quentes, então da mesma maneira que esquenta à tarde, esfria rapidamente conforme escurece”, explica Carlo Burigo, responsável técnico do Ceapla.

As temperaturas mínimas nesta semana permaneceram entre 7 e 9ºC e as máximas variaram entre 28 e 30ºC.

NO ANO

Ainda segundo Burigo, o acumulado de chuvas deste ano até o momento foi de 586,4 milímetros, bastante baixo, segundo o esperado.

“Estamos passando da metade do ano e o esperado é de 1.442 milímetros para os 12 meses, então a partir de outubro, mês em que costuma chover bastante, tem que chover bem para chegar nesta média e isto é bem preocupante, mas até na semana que vem também não temos previsão de chuvas”, fala.

Laura Tesseti: