Comércio se apronta para final do ano

Laura Tesseti

Com as festas de final de ano se aproximando, as lojas de decoração e supermercados já começam a colocar seus produtos natalinos à venda. Flávia Regina Toledo Bondioli, gerente de um supermercado na cidade de Santa Gertrudes, conta que os pedidos dos panetones e outros produtos direcionados para a época começam a ser feitos no final de setembro.

“Os vendedores já começam a oferecer próximo da última semana do mês de setembro e, quando os produtos chegam, nos primeiros dias de outubro, já são colocados em exposição e começam a ser vendidos”, fala.

A gerente explica que, nas semanas que antecedem o Natal, a procura pelo panetone e também pelo chocotone cresce bastante. “Uma semana antes do Natal a venda sobe e precisamos sempre refazer o estoque desses produtos, pois a população procura e precisamos suprir.”

Lojas que trabalham com decoração começaram o preparo das peças cerca de três meses antes do Natal; já os supermercados começaram a receber as mercadorias no começo de outubro

DECORAÇÃO

Quando o assunto é decoração, as lojas também começam cedo a cuidar dos produtos para que os clientes possam arrumar suas casas e empresas.

“A preparação começa em maio, quando vamos para as feiras e encomendamos os produtos, nacionais e internacionais, para que possamos montar nossos enfeites e arranjos”, conta Roseli Peruzzi, proprietária de uma loja especializada em decoração na cidade de Rio Claro.

A empresária também fala que a procura começa assim que a vitrine é inaugurada. “Fechamos a vitrine no dia 10 de outubro este ano e no dia 19 reabrimos, montada e pronta para receber nossos clientes para as festas de final de ano.”

Com preços e uma grande variedade de produtos, Peruzzi explica que a montagem dos enfeites, arranjos, guirlandas, entre outros, é realizada pela loja, o que necessita de um trabalho maior e melhor organizado do que simplesmente expor os produtos. “A preparação de tudo começa cerca de três meses antes do Natal, queremos atender os clientes da melhor forma, então buscamos o que há de melhor no mercado de decoração”, finaliza a empresária do ramo.

Fabiola Cunha: