Ednéia Silva
No ano passado, Rio Claro ampliou o serviço de coleta seletiva, que passou a atender todos os bairros da cidade. Com isso, a quantidade de material coletado também aumentou. Hoje, o município recolhe cerca de 300 toneladas de lixo reciclável por mês. Os resíduos são encaminhados para a Cooperviva (Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Material Reaproveitável de Rio Claro), que separa e comercializa esse material.
A presidente da Cooperviva, Nair Francisca da Rocha Marcelino, comenta que o volume de material coletado poderia ser bem maior, mas é atrapalhada pela falta de conscientização da população em separar o lixo reciclável do lixo orgânico. Além disso, a cidade tem mais de 100 catadores na rua, o que diminui o volume que chega à cooperativa, que hoje tem 45 catadores.
De acordo com ela, a população pode contribuir para esse trabalho, separando o lixo reciclável. A Cooperviva trabalha com material seco: plásticos, vidros, metais, papéis e isopores. Segundo ela, o material de maior retorno são papelão e latinhas de alumínio.
O serviço funciona de segunda a sábado. O material deve ser depositado em frente à residência antes das 07h30. Para saber quando o caminhão da coleta seletiva vai a seu bairro, basta acessar o cronograma no site da prefeitura pelo endereço www.rioclaro.sp.gov.br.
A presidente comenta que, mesmo com muita divulgação, a população ainda tem dificuldade para separar o lixo reciclável do orgânico. “Recebemos muito material misturado e isso dificulta o trabalho”, destaca. “Gostaria que a comunidade ajudasse mais na separação, pois é desse material que 45 famílias tiram seu sustento”, acrescenta.
Participar do programa da coleta seletiva ficou mais fácil. Antes os catadores da Cooperviva faziam coleta porta a porta, hoje o serviço é realizado por quatro caminhões da empresa Ambientelix, cada um com três coletores que recolhem o material nos bairros e descarregam na cooperativa para separação.
Quem quiser também pode levar o lixo reciclável ao barracão da Cooperviva, que fica na Avenida Meridian, sem número, no Distrito Industrial. Em caso de problema com a coleta seletiva, a população pode entrar em contato com a cooperativa através do telefone (19) 3536-5024 ou com a Ambientelix pelo número (19) 3524-3800.
Material reciclável
Papel – Embalagens da Tetra Pak, jornais, lista telefônica, revistas, rascunho, cadernos, papéis de embrulho e caixas de papelão.
Metal – Latas de bebidas e de alimentos, tampas, arame, fios, embalagens metálicas e objetos de cobre, alumínio, bronze, chumbo, ferro e zinco.
Plásticos – Garrafas PET, tubos, potes, frascos, baldes, bacias, brinquedos e utensílios domésticos.
Vidro – Garrafas, potes, jarros, recipientes de conservas e produtos de limpeza e frascos em geral. Isopor.