Copa: interrupção nos ônibus circulares prejudica usuário

Carine Corrêa

Após o jogo, foram recebidas denúncias de retaliação contra ônibus da linha Santa Elisa

O desabafo de alguns passageiros do transporte coletivo urbano de Rio Claro foi feito nas redes sociais. O motivo foi a pausa na circulação dos ônibus na terça-feira (8), em virtude da Copa.

“In loco”, a reportagem foi à Estação Ferroviária e conversou com alguns usuários. Todos manifestaram insatisfação pela interrupção.

“Pelo que ouvi, os ônibus circularam até as 16h. Depois disso, só foram retornar às 19h. Um dia depois do jogo do Brasil peguei a linha Jardim Novo I por volta das 7h. Nesse dia parece que o serviço foi normalizado”, disse Valter Davanço.

Valéria Ronchisel contou que uma amiga que trabalha como empregada doméstica teve que caminhar até o bairro Cervezão. “Ela precisou ir a pé até o outro lado da cidade. A empresa poderia ter disponibilizado alguns circulares, mesmo para atender essas pessoas que dependem do transporte público”, opinou.

Outro usuário também reclamou da paralisação. “Quem precisa utilizar ônibus acaba sendo prejudicado. Muitos ficaram esperando para poder ir embora”, comenta Isaías Joaquim dos Santos, enquanto aguardava pelo ônibus para o bairro Santa Elisa.

Rápido São Paulo

De acordo com o advogado Dr. Ariovaldo Vitzel, que responde juridicamente pela empresa Rápido São Paulo – responsável pelo transporte coletivo do município -, foram recebidas denúncias de retaliação, após o Jogo do Brasil, contra ônibus das linhas Paineiras, Santa Elisa e Jardim Novo.

Segundo Vitzel, por medida de segurança, a fim de resguardar passageiros, funcionários e os próprios bens da empresa, tomou-se como cautela a interrupção dessas linhas na terça-feira. Para tanto, foi registrado Boletim de Ocorrência.

Incendiados

Três ônibus incendiados e 18 depredados. Esse foi o saldo da ação de vândalos e criminosos contra o sistema público de transporte da região metropolitana de Curitiba (PR). Segundo a prefeitura da capital paranaense, as 21 ocorrências de ataques contra ônibus municipais foram registradas depois do fim do jogo entre Brasil e Alemanha. Em São Paulo, pelo menos 20 ônibus foram incendiados após o jogo, perto da Estrada do M’Boi Mirim, na zona sul da capital paulista.

Redação JC: